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Notícia - Qual a importância do magnésio na sua dieta? Malhar Bem
Qual a importância do magnésio na sua dieta?


Muito se fala sobre o ferro e o cálcio. É como se só existissem esses dois minerais ou como se os outros não fossem tão importantes para a manutenção da nossa saúde. Grande engano! Todos os minerais são importantes para manter o bom funcionamento do nosso organismo e um deles é o magnésio.

Por que o magnésio é importante
Quem quer manter o metabolismo em dias precisa ter as taxas de magnésio bem equilibradas no corpo. Isso porque esse mineral ativa enzimas que interferem diretamente na degradação de enzimas, proteínas, carboidratos e eletrólitos. Assim, o magnésio se faz importante para diversas funções do corpo como geração de energia, contração muscular e condução nervosa.

Os benefícios do magnésio

- Estabiliza a pressão arterial: Enquanto que o cálcio, ao se acumular nas paredes das artérias costuma danificá-las reduzindo a elasticidade do tecido vascular, aumentando a pressão arterial, o magnésio faz justamente o oposto. Desta forma, esse mineral também é um ótimo agente coadjuvante no combate à hipertensão arterial.

- Faz bem aos ossos: O magnésio é o responsável por controlar o metabolismo do cálcio e, consequentemente, a construção da matriz óssea. Esse mineral também participa diretamente da ativação da vitamina D, nutriente importante para a absorção do cálcio pelo organismo.

- Melhora os sintomas da menopausa: A vitamina D está diretamente relacionada com a modulação de hormônios como o estrogênio. Com a falta do magnésio, essa vitamina deixa de ser ativada e interfere no metabolismo hormonal. Desta forma, os sintomas da menopausa conseguem ser aliviados com a presença desse mineral em doses adequadas.

- Regula as taxas de glicose: O magnésio ajuda no controle da liberação de insulina tentando manter os níveis de açúcar relativamente constantes. Esse mineral também deixa as células mais sensíveis à insulina, permitindo uma maior geração de energia. Por todos esses motivos o magnésio é um boa pedida para incluir na dieta como uma substância que atua na prevenção do diabetes.

Qual a importância do magnésio na sua dieta

- Melhora o humor: Esse mineral é indispensável para aliviar, naturalmente, os sintomas do estresse, da ansiedade e da depressão. Isso porque o magnésio ajuda na síntese da serotonina, um neurotransmissor que atua no nosso bem-estar, nos deixando mais relaxados e com bom humor.

Uma das consequências disso é a melhora do sono. E falando nele, o magnésio é importante na dieta de pessoas que têm insônia porque ele ajuda na produção da melatonina, um hormônio que está intimamente relacionado com a sensação do sono. Quando sofremos de insônia a quantidade de melatonina pode estar abaixo do normal.

Qual a importância do magnésio na sua dieta

- Aumenta a hipertrofia: Para que você consiga se exercitar, o corpo precisa de energia que é encontrada na forma de ATP. Para produzir o ATP é necessária a presença de glicose disponível que obtemos a partir dos alimentos. Como o magnésio participa da produção dessas moléculas de ATP, consequentemente, ele também ajuda na geração de energia e no melhor desempenho dos exercícios.

- O magnésio ajuda a emagrecer? Como o magnésio melhor a absorção dos nutrientes e consegue ativar enzimas que melhoram a degradação dos nutrientes, fazendo com que o corpo utilize-os da melhor maneira, a necessidade do organismo por alimento diminui. Com isso, você se sente saciado e bem por mais tempo e assim, come menos e tem mais saúde.

Qual a importância do magnésio na sua dieta

- Deficiência de magnésio: Ela pode ocorrer por dois motivos: ou porque você não se alimenta direito ou porque, geneticamente, o seu corpo encontra algum problema na hora de absorver os nutrientes. Veja abaixo os principais sinais e sintomas relacionados com a deficiência de magnésio:

- fadiga ou fraqueza muscular;
- arritmia cardíaca;
- crescimento inadequado dos ossos;
- osteoporose;
- irritabilidade, insônia, dores de cabeça;
- perda de apetite, vômitos e náuseas;
- deficiência em outros minerais e nutrientes;

Qual a importância do magnésio na sua dieta

Caso você, ainda assim, queira consumir suplementos de magnésio, é preciso fazer uma avaliação médica antes e exames. Uma overdose de magnésio, que acontece mais frequentemente com pessoas que tomam o suplemento, pode ser extremamente prejudicial para aqueles que sofrem com doenças renais ou cardíacas.

Quantidades elevadas de magnésio no corpo pode levar a sintomas indesejáveis como diarreia e também problemas musculares como câimbras, levando à fadiga e fraqueza muscular.
 
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